Lido: “A arte de pedir”

Acabei de concluir a leitura do meu “livro de rua” desse mês. A propósito, livro de rua é como chamo o livro que leio no Kindle, já que na maioria das vezes leio e-books quando não estou em casa.

“A arte de pedir” (The art of asking) é de autoria de Amanda Palmer, cantora/compositora/performer de quem eu tinha ouvido falar muito vagamente. Sabia um pouco sobre sua trajetória artística, a experiência com o crowdfunding e só. Comprei o livro depois de sair de uma sessão de terapia, e na semana seguinte ele foi um dos assuntos que levei para a terapia.

image

A capa remete aos tempos de estátua viva de Amanda: pintada de branco, ela dava uma flor a quem deixasse dinheiro em seu chapéu. Também tem referência a quando ela se despiu para que os fãs a pintassem.

O livro conta muito da trajetória de Amanda como artista, desde o começo como “A noiva de dois metros e meio”, e do tanto que essa experiência ensinou a ela sobre criar conexões com outros indivíduos e como galgar os degraus que a levariam ao sucesso. Rolam histórias de amor e confiança, também de ódio, medo e aparições da Patrulha da Fraude (aquela que vem para dizer que não sabemos, podemos ou merecemos aquilo a que nos propomos). Daí já dá pra entender porque levei o livro para a sessão…

Entre um capítulo e outro, há fotos e letras das músicas de Amanda: gostei especialmente de duas: “Bigger on the inside” e “The ukulele anthem”.  Ainda não ouvi nada dela, mas vou fazê-lo em breve.

Com a experiência dela contada de forma franca, aprendi algo sobre não ter medo de pedir ajuda. Aprendi a “aceitar as rosquinhas” que o universo oferece, que “é preciso manter a dádiva circulando” e que aceitar o presente é muitas vezes o presente em si. Ah, e se lançar sobre a multidão e confiar no seu povo é um exercício diário.

Esse é certamente um livro que vou reler daqui a algum tempo, pelas lições que consegui extrair dele e que vão influenciar, nem que seja um pouco, na minha vida pessoal e profissional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s