Jazz made in Korea

Há duas semanas, mais ou menos, fui instigada a pesquisar sobre música coreana, por influência de um grupo de alunos que tenho aos sábados. Eles disseram que o K-Pop era uma música feliz na opinião deles; e que eu deveria ouvir. Pois naquele dia mesmo, quando voltei do curso e acessei a Internet, fui fazer uma pesquisa rápida sobre o que a Coreia (do Sul) tinha a oferecer musicalmente.

Duas coisas me chamaram a atenção, para além do que os meus alunos comentaram do pop coreano:

1) Segundo o Wikipédia, tem uma cena musical cristã relevante. Ainda não ouvi nenhum artista desse nicho.
2) Tem o Korean Jazz Orchestra. E como eu gosto de jazz, fui conhecer mais da big band.
A descrição do conjunto na página do Facebook (que eu não conseguiria ler, não fosse o Google Translate) diz que a orquestra está em atividade desde 1995 e é conhecida pela interpretação criativa que faz das músicas, absorvendo o que tem de melhor no mundo todo para criar o seu próprio som. Existe apenas um álbum lançado, o Dream, que data de 2014 e está disponível  no meu queridinho Spotify.

Todas as faixas do álbum (exceto a última), assim como seu título, estão em inglês; mas é a única coisa em inglês que a gente vai ver ou ouvir… As duas primeiras canções contam com uma vocalista de voz doce, cujo nome ainda não descobri mas prometo que atualizo esse post assim que souber o nome dela! E sim, ela canta em coreano, obviamente. No começo a gente estranha, mas depois se acostuma…

E a segunda música (Pierrot is laughing at us) me lembrou muito música tema de live-action japonês. Sério. Já ouvi esse album umas três vezes e não tem quem me faça mudar de ideia.

Um toque da música brasileira tipo exportação a gente vê em Reunion in heaven. Mas a que valeu o replay mesmo, na minha opinião foi Arirang, a última faixa. Favoritei lindamente!

A gente encontra vídeos de apresentações da orquestra facilmente no YouTube; como este aqui:

Também tem a New York Korean Jazz Orchestra, mas não confundir! A banda de NY é formada por expatriados e está em atividade desde 2007,  mas aí é assunto para outro post…

E em outro post ainda, falarei sobre o K-Pop, que acabei ainda nem ouvindo. 😜

Deixe um comentário

