Vai, America! – breve comentário sobre “A Seleção”

Gosto de livro YA porque depois de um dia meio estressante, é de livro assim que a gente precisa para desopilar um pouco. Claro que não é de todo livro para adolescentes que eu gosto, e na verdade eu tinha até ficado um bom tempo sem ler nada do gênero. Mas me deparei com a série “A Seleção”, de Kiera Cass, na biblioteca aqui perto do trabalho, e fui atraída pela capa (pelo resumo na contracapa também). Foi assim que comecei a acompanhar a história de America Singer e companhia.
Pergunta: já fizeram o filme baseado nesses livros? Porque se não fizeram, deviam.

No começo, eu só fui com a cara da própria America mesmo. A garota que vive com dinheiro contado, que ama arte, que não quer “se vender” em nome de uma ascenção social em um reality show para conquistar um príncipe. Mas ao entrar em um mundo completamente novo para ela – o da realeza – a nossa heroína descobre que por trás das imagens perfeitas que via na TV, existe humanidade (o príncipe não é o boneco de cera que ela e muita gente pensou), e ela percebe que pode conquistar muita coisa sem ter de necessariamente trair seus princípios. É só ser ela mesma!

À medida que eu ia avançando na leitura, comecei a torcer pela America como quem torce por um time de futebol, ficava “gritando” internamente “Vai, America!” e a leitura fluiu bem.

Outra coisa que gostei no livro (e que faço muito quando crio meus próprios textos) é desenvolver um cenário total ou parcialmente fictício para a trama acontecer. Parece que a gente tem até mais liberdade de viajar na maionese, sabe? Criar os próprios espaços, regras, e tudo isso para os personagens ganharem vida. E ainda rola uma crítica sobre a história manipulada pelos donos do poder. Ponto para a autora!

Enquanto a protagonista do livro é realmente muito boa, Aslan é bem chato e o príncipe Maxon, na minha opinião, nem é amável nem detestável. Tá ali, no meio termo…

Ainda não peguei o livro 2, mas é algo que farei em breve. E depois, claro, compartilho aqui.

Deixe um comentário

