Reflexões no Mercadão

20170106_110358.jpg

Toda semana, aos sábados, meus pais vão bem cedinho para o Mercadão, o espaço da feira livre aqui na minha cidade, e fazem as compras. Às vezes, quando o tempo está curto, trazem uma tapioca prontinha para eu comer no caminho para o trabalho. Como estamos em mês de férias, agora eles vão às sextas-feiras e hoje fui acompanhando. Acho um lugar legal para andar e a gente ainda ouve muita história legal. A feira toda semana é o lugar onde se atualizam dos acontecimentos, onde se ouve a sabedoria dos mais velhos bebendo café e escolhendo bananas.

Cena 1: a sede bateu com força e fui em um box próximo para comprar água. O dono daquele espaço estava sentado como se fosse um cliente, proseando com outro amigo e depois de pedir minha água, comentei sobre o dia estar num ritmo mais tranquilo, e como sexta-feira é de menos movimento, que dá até pra conversar. Ao que ele me respondeu: “É, pressa pra quê, né?” Me despedi daquele senhor tão simpático e ele voltou ao papo com o outro velhinho. E a fala dele me tocou.

Cena 2: em outro box, minha mãe e eu estávamos comprando legumes e chegam duas senhoras, bem velhinhas. Uma comenta com a outra que os legumes daquela feirante não tem agrotóxicos, que pode comprar na confiança e a outra responde: “A gente só leva da vida o que a gente come…”

A gente vai levando as experiências: gastronômicas, amorosas, de amizade, viagens, vida. Cada andada por lá a gente aprende alguma coisa – pelo menos eu tenho aprendido muito: como escolher as frutas, nomes das plantinhas, e a resgatar um pouco da simplicidade perdida: na alimentação e na administração do tempo. As pessoas não param só para comprar café e bolo, também trocam umas palavras com as meninas que peneiram a goma e a massa da mandioca. No Mercadão todo mundo conhece todo mundo e, aparentemente, se respeita. Todo mundo tem problemas em comum, devem achar as soluções juntos também.

Mas, acima de tudo, andando por lá aprendo a andar mais devagar…

Deixe um comentário

