Um grande capítulo 3 (breve relato de revisão)

Depois de passar 30 dias escrevendo como se não houvesse amanhã no NaNoWriMo, deixei o texto bruto, cru mesmo, em repouso durante todo o mês de dezembro e fui me dedicar a outras coisas. Na maior parte do tempo, escrevi só aqui no blog, fiz um poeminha (entocado no bloco de notas até a data de hoje), escrevi alguns rascunhos de ideias e ensaiei publicar o texto novo no Wattpad. Mas suspendi minha intenção no ar, porque quero fazer algo de diferente dessa vez.

Sempre tive o impulso de escrever e sair publicando na Internet, isso vem desde os tempos do Orkut, quando postava as webnovelas nas comunidades. Mas agora quero fazer a coisa com mais cuidado e calma, preparando o texto (e me preparando) para a publicação.

Então depois de deixar o arquivo esquecido em uma pasta chamada Creative writing 2016 – subpasta NaNoWriMo, peguei aquele arquivo sozinho e comecei a lê-lo com cuidado, já fazendo algumas mudanças. Sem dó, sem apego às frases, vou fazendo cortes e acréscimos que acho necessários para a fluidez da história. Até aqui fiz algumas observações:

1) Em um certo momento do processo de escrita, parei de dividir os capítulos. Fiz a divisão até o capítulo 2, e quando comecei o 3, parei de separar. É como se fosse um grande texto corrido, ou um roteiro de filme, que agora vou dividir em capítulos menores.

2) Mais adiante, quando o prazo foi esgotando (a ideia era terminar em 30 dias), também mandei o apuro gramatical se lascar. Agora, relendo a segunda metade da novela, às vezes me pego pensando “Senhor, o que eu quis dizer com essa frase?” “Isso faz sentido?” Vou fazendo a divisão conforme a lógica que enxergo e que não necessariamente deve ser a lógica que eu enxergava em Novembro passado.

3) Pensei em mudar a cidade em que se passa a estória, mas já desisti: vai ser na minha terra de nascimento e residência mesmo. Ia dar um trabalho danado mudar nomes de bairros, calcular distâncias, essas coisas. E acho que as personagens estão bem onde estão.

Por enquanto é isso. Quando terminar de revisar (espero que até o fim de janeiro, porque não é um texto tão longo), volto aqui para registrar o processo.

Imagem: Pexels

Deixe um comentário

