Assistido: Recife Frio

Nesse calor que domina a cidade, acabei pegando um curta que tem “frio” pelo menos no nome…

recifefrio
Imagem: IMDB

Recife Frio é um curta de Kléber Mendonça Filho, internacionalmente conhecido por O som ao redorAquarius. Ganhou mais de 50 prêmios no Brasil e no exterior, sendo o curta-metragem mais premiado desde Ilha das Flores.

Nesse filme, ele apresenta a capital pernambucana em uma realidade completamente remota: como seria se Recife fosse frio de verdade, com temperaturas entre 10 e 6 graus? (Na real: quando baixa pra 23, já tem gente tirando o casaco do guarda-roupa) O curta segue a estrutura de documentário, como se fosse um daqueles programas de viagem que apresentam locais curiosos do mundo, e Recife chama a atenção por estar há 7 meses sem sol, imersa em um clima frio sem precedentes. Até pinguins aparecem nas praias, e se reproduzem!

A mudança climática brusca apresentada no documentário fake é o plano de fundo para uma série de críticas, como a questão da especulação imobiliária, o ranço escravocrata na sociedade, a grande desigualdade social… Dá para perceber doses de ironia além da narração e das falas dos “entrevistados”, como quando aparece a frase “A grande obra é aquecer as pessoas” – versão do slogan da prefeitura do município à época, que dizia “A grande obra é cuidar das pessoas” – e ao mesmo tempo tem gente morrendo de frio.

O narrador do filme é o apresentador do documentário, então boa parte dele é falado em espanhol. Um dos momentos de maior impacto para mim é quando mostram as ruas do Recife vazias em um dia chuvoso e o narrador pergunta “Onde estão as pessoas?” Para então responder… “Elas estão no shopping.”

Depois de assisti-lo, fiquei com aquela sensação de “por que não vi antes?” É um daqueles filmes que vale a pena ver, de verdade.

E, para quem não viu ainda, tem ele completinho no canal do Kléber Mendonça Filho no YouTube, então aproveitem. 🙂

A propósito: começou a chover aqui na região metropolitana, mas baixar temperatura que é bom, nada…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s