Assistido: Moonlight

026080

Só fui assistir a esse filme depois da resenha que rolou no Oscar, dos envelopes trocados. Até a premiação, Moonlight era aquele longa sobre o qual eu tinha ouvido muitos comentários positivos, mas que eu não estava numas de priorizar, não. Isso até que ele ganhou o Oscar, naquela virada surpreendente. Passei ele na frente dos demais filmes da lista e fui ver qual era o borogodó, né?

De uma forma geral, eu lembrei muito de Boyhood enquanto o via, guardadas as devidas proporções, obviamente. É meio natural a gente lembrar de outros filmes de formação que foram vistos recentemente, e até fazer algumas comparações. Mas deixando Boyhood de lado e focando só em Moonlight: o plot gira em torno da trajetória de Chiron, negro e gay; seu crescimento e pode-se dizer endurecimento também, ao conviver com o bullying, o tráfico de drogas (tem um relacionamento amigável com um traficante e vê sua mãe se afundando no vício), entre outras mazelas.

Tecnicamente, o longa enche os olhos! As cores são vivas, principalmente os tons de verde e azul. O elenco é praticamente irrepreensível, principalmente a Naomi Harris, impecável como a mãe de Chiron; e também o trio de atores que dão vida ao Chiron na infância, adolescência e fase adulta.

Os diálogos são muito bons, e alguns deles deixam um nó na garganta da pessoa, como quando Chiron, ainda pequeno, pergunta “O que é uma bicha?” e depois questiona se ele seria uma, e como saberia se é ou não. Outra cena formidável é quando ele entra no mar pela primeira vez, com Juan.

973-mente-aberta-moonlight.png

A primeira e a segunda parte do filme (intituladas respectivamente Little e Chiron) são, para mim, irrepreensíveis. Perde um bocado da força na última parte (Black) e pode incomodar quem está esperando por um momento catártico, uma explosão ou algo do tipo. Talvez a grande surpresa para o espectador seja a última fala de Chiron, mas ainda assim fica a impressão de que falta alguma coisa.

Mereceu ganhar o Oscar? Eu acho que sim, apesar de ter frustrado as minhas expectativas no final. Vale a pena assistir? Sim, vale muito!

Deixe um comentário

