O melhor de “Grace and Frankie”, terceira temporada

Finalmente consegui um tempo para concluir a terceira temporada de Grace and Frankie, a série com a melhor turma da terceira idade que a gente respeita. De tudo o que eu vi desde o início da série, essa foi a que mais me empolgou e emocionou. Se na primeira temporada a gente acompanhou a adaptação da dupla protagonista à vida de solteiras após 40 anos de casamento e na segunda teve a oficialização da união de Sol (Sam Waterston) e Robert (Martin Sheen) e o estreitamento da amizade de Frankie (Lily Tomlin) e Grace (Jane Fonda); na terceira elas estão muito mais unidas. Não deixam de brigar, mas agora a dependência emocional que uma tem da outra é muito maior.

A primeira parte dessa temporada foca nos preparativos e no levantamento de verba para lançar a Vybrant, companhia desenvolvedora de vibradores para a terceira idade criada e desenvolvida por Frankie e Grace, que são as únicas funcionárias da empresa também. Uma vez resolvida a questão da grana, as personagens passam a agir em função de fazer a Vybrant ser um sucesso; e lidar com as consequências desse sucesso sendo uma empresa de apenas duas pessoas.

No começo, minha personagem favorita era a Frankie, por ser mais cuca fresca, artista e tals… Tirando a parte da maconha, acho que eu seria uma velhinha tranquilona feito ela.

giphy

Nessa temporada, principalmente no final dela, a gente percebe as fragilidades de Frankie vindo à tona. Além do medo de ficar sozinha, outras questões como o pavor de armas de fogo e a dificuldade de tomar decisões que podem mudar sua vida, depois de tantas mudanças grandiosas. Por essas situações, ela se torna o centro das atenções na reta final. Ela não deixou de ser uma das melhores personagens para mim; mas no quesito evolução, outros personagens subiram muito no meu conceito.

Robert e Sol, por exemplo, ganharam força a partir do segundo terço da temporada, quando chega o momento da aposentadoria. O episódio em que Sol finalmente se aposenta foi o primeiro a me fazer chorar. Enquanto isso, Robert abraça outros desafios, estreando no teatro comunitário; e conflitos, como sair do armário para a mãe.

giphy2

Outra coisa que me chamou a atenção é que finalmente as animosidades entre os ex-casais parece ter sido superada na segunda metade dessa temporada, principalmente a partir do episódio O chão, em que eles as levantam do chão, literalmente.

Do final da segunda temporada para o início da terceira, os filhos dos dois ex-casais não tinham plots que me chamassem muita atenção, com exceção de Brianna (June Diane Raphael) e Coyote (Ethan Embry).  Dessa vez, todos eles tinham histórias de peso: Mallory (Brooklyn Decker) em crise no casamento, Bud (Baron Vaughn) assumindo o controle do escritório de advocacia, Coyote se mantendo sóbrio e tentando se organizar profissional e pessoalmente… Brianna foi a que mais me surpreendeu. Ela não perde o senso de humor ácido que lhe é característico, mas começa a demonstrar alguma fragilidade quando acaba dispensando Barry (Peter Cambor), que ela começou a namorar no fim da segunda temporada; e começa a perceber que falta algum romance na sua vida, alguém com quem possa trocar afeto de verdade.

giphy1

Por alguns momentos, achei que essa poderia ser a última temporada, mas a quarta já está confirmadíssima, com participação especial de Lisa Kudrow (eu gostaria muito que Wendie Malick voltasse também na quarta temporada, gostei da participação dela). Tem bons ganchos para lá: os avanços da Vybrant, os relacionamentos amorosos de Grace e Frankie, a vida de Sol e Robert pós aposentadoria, e muito mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s