Ouvindo: “Bruttosozialprodukt”

Os estudos de alemão seguem firmes e fortes. Dei uma parada de alguns dias no francês, mas depois eu volto, de leve. Enquanto isso, estou aumentando o tempo que passo em contato com material em língua alemã, principalmente música, que é o que me ajuda a aprender mais rápido.

Se quando comecei eu andava muito limitada, ouvindo basicamente Heino e Peter Alexander (que eu achava meio brega, mas gostava assim mesmo), quando descobri as rádios online a coisa melhorou. E com o Spotify, que prepara daily mixes baseados no que a gente escuta com frequência (dividido por tema), todo dia encontro uma novidade. O aplicativo faz cinco playlists diárias para mim: a de música brasileira, a alemã, a instrumental, a polonesa e a de rock. Essa semana estou praticamente ouvindo só a playlist alemã e nessa acabei encontrando umas joinhas dos anos 70/80. Até agora a minha favorita é essa música do título, Bruttosozialprodukt (Produto social bruto, em português).

Quando ouvi essa música pela primeira vez, não precisei fazer muito esforço para identificar que era dos anos 80. Se fosse uma música brasileira, tocaria fácil no programa do Chacrinha. Existem duas versões de Bruttosozialprodukt: a primeira de 1978, da banda Dicke Lippe (não achei nenhuma informação sobre essa banda por aí, você coloca os termos no Google e só sai foto de gente com os lábios inchados). A segunda (que foi a que ouvi primeiro) é da banda Geier Sturzflug, cujo último lançamento foi de 2015.

E houve ainda a terceira versão, em francês, com o título PNB (Produit National Brut), de Nanard. É basicamente uma tradução para o francês da letra, e o som é igualzinho ao do Geier Sturzflug, que é a versão mais famosa. Tanto que não há muitos registros de Nanard ou de Dicke Lippe por aí… Mas independente da versão, essa é uma música com refrão chiclete. Se tivessem feito a versão brasileira naquela época, teria feito o maior sucesso.

Deixe um comentário

